Nos últimos anos a ampliação do uso comercial da internet e das formas de
pagamento através de meio eletrônico (cartões de crédito, débito e outros meios)
facilitaram e muito tanto para o comerciante como para o consumidor, tornando,
em tese, mais segura e eficiente a aquisição de bens e serviços. Entretanto,
cresceram na mesma proporção as fraudes com uso de dados e documentos dos
consumidores.
Dados oficiais do Serasa indicam que somente no último mês de março foram 183
mil tentativas de fraudes com o uso de documentos e dados dos consumidores em
todo o país.
Desta forma, se de um lado os modernos meios de transação comercial mudaram
muito a forma como adquirimos produtos e serviços, nos últimos anos os dados
oficiais demonstram que os fraudadores também acompanharam e se aproveitaram
desta evolução.
Em razão disso, a cada dia que passa o consumidor deve ficar mais atento e
preservar seus dados para evitar desgastes e aborrecimentos.
Neste cenário, algumas dicas podem ajudar o consumidor e o comerciante a se
protegerem das fraudes.
A primeira delas é nunca fornecer dados ou número de documentos através de
telefone ou para pessoas desconhecidas, bem como quando participar de promoções
e sorteios recebidos principalmente através de e-mail, transmitindo essas
informações apenas à empresas ou pessoas idôneas. Essa dica pode parecer simples
mas, com a enorme quantidade de e-mails de propaganda que recebemos todos os
dias, as tentações de se cadastrar em um site não tão confiável ou fornecer
número de documentos sem ter absoluta certeza do destinatário são recorrentes.
Essa dica também vale para a participação em processos seletivos para vagas de
emprego, pois antes de enviar dados ou preencher formulário com número de
documentos deve-se verificar a idoneidade daquele que oferece a oportunidade de
trabalho.
Outra dica importante é sempre descartar correspondências de modo adequado,
impedindo a utilização indevida de dados bancários e outros, evitando que
criminosos coletem as informações no lixo. Aqui a dica é sempre picotar o mais
possível especialmente números e dados, visto que são informações valiosas aos
fraudadores.
É importante também sempre manter antivírus de computadores, tablets ou
smartphones atualizados e sempre que possível manter seus dados criptografados,
pois isso inibe a interceptação e gera maior proteção.
Também não menos importante é ao utilizar meio eletrônico de pagamento (cartões
de crédito/débito) atentar-se ao local em que fará a digitação da senha,
preferindo sempre permanecer próximo ao seu cartão, não permitindo, sempre que
possível, que terceiros se desloquem com ele nas mãos.
Sempre que verificar o extravio ou sofrer qualquer espécie de crime (furto ou
roubo) deve-se comunicar às autoridades. Embora se reconheça que em alguns
lugares ainda é muito burocrático realizar essa comunicação, isso não deve
servir de desculpa, pois evita diversos transtornos e aborrecimentos posteriores
caso se verifique o uso indevido das informações.
Ao comerciante a dica é sempre que o pagamento for por meio eletrônico solicitar
documento de identificação e permanecer atento a qualquer sinal de
irregularidade na operação financeira ou se duvidar da identidade do suposto
consumidor.
Por fim, acompanhar os extratos bancários rotineiramente e verificar
detalhadamente as faturas para pagamento são medidas que aceleram a resposta em
caso da ocorrência de fraudes, comunicando imediatamente ao fornecedor de
serviços ou produtos quaisquer irregularidades observadas, visto que isso inibe
o prolongamento da fraude e minimiza os prejuízos de ambos.
Autor:
Dr. Fernando Marba Martins
OAB/SP nº 240.811
Membro da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/SP subseção Santos